Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Visita Apostólica do Papa à Colômbia – “Dêmos o primeiro passo”

O Papa Francisco aponta a paz e a reconciliação como eixos prioritários da sua visita à Colômbia. De 6 a 11 de setembro, o Santo Padre vai visitar quatro cidades: Bogotá, Villavicêncio, Medellín e Cartagena. No vídeo divulgado pelo Vaticano, o Papa sublinha a importância de darmos “o primeiro passo” e irmos ao encontro do outro, oferecendo a nossa mão e trocando gestos de paz. “O mundo de hoje tem necessidade de construtores de paz e de diálogo. Também a Igreja está chamada a esta tarefa, a promover a reconciliação com o Senhor e os irmãos, bem como a reconciliação com o meio ambiente, que é criação de Deus e que estamos a explorar de forma selvagem”, afirma.

Percorrendo mais de 20 mil quilómetros até à Colômbia, o Santo Padre procura, assim, dar um novo impulso ao processo de paz, pondo fim a mais de 50 anos de conflito civil. “A paz é o que a Colômbia procura há muito tempo e trabalha para a conseguir. Uma paz estável, duradoura, para que possamos ver-nos e tratar-nos como irmãos, não como inimigos. A paz recorda-nos que somos todos filhos do mesmo Pai, que nos ama e nos conforta”, salienta.

Em cada cidade, o Papa Francisco vai abordar um tema orientado para a família: “A família: artesã da paz e defensora da vida”; “A família: escola de reconciliação”; “A família: lugar onde surgem as vocações” e “A família: defensora da dignidade e dos direitos humanos”.

 

Percurso do Papa pela Colômbia

7 de setembro

*A primeira saudação do Papa Francisco aos colombianos tem lugar, em Bogotá, na quinta-feira, 7 de setembro, às 9h00 na Praça de Armas da Casa de Nariño. Segue-se uma reunião com o Presidente Juan Manuel Santos Calderón, às 9h30.

*Nesse mesmo dia, dá a bênção aos fiéis, às 10h50, a partir do Palácio Cardinalício, em Bogotá, onde também se vai escontrar com os Bispos.

*Durante a tarde, o Santo Padre reúne-se com o Comité Diretivo do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) e finaliza o seu primeiro dia de visita com a celebração de uma Eucaristia no Parque Simón Bolívar, às 16h30.

8 de setembro

*O Santo Padre viaja para Villavicêncio, onde celebra a Santa Missa, às 9h30. Às 15h40, preside ao Grande Encontro de Oração para a Reconciliação Nacional no Parque Las Malocas, em Villavicêncio.

*Às 17h20, o Papa visita o monumento Cruz da Reconciliação, no Parque dos Fundadores, acompanhado por crianças de diferentes comunidades, como o grupo de 22 crianças com HIV, da Fundação”Llano Amor”.

9 de setembro

*O Sumo Pontífice celebra uma Eucaristia às 10h15, no Aeroporto Enrique Olaya Herrera, em Medellín.

*Às 15h00, reúne-se com a comunidade que reside em Hogar San José. Na capital da província da Antioquia, o Papa tem um encontro com sacerdotes, religiosos, consagrados, seminaristas e suas famílias no Coliseu La Macarena.

10 de setembro

*O Santo Padre abençoa, às 10h30, a primeira pedra de uma obra de construção de casas para pessoas sem-abrigo pela Obra Talitha Qum, na praça S. Francisco de Assis. O programa da visita culmina em Cartagena, no Santuário de São Pedro Claver, onde é rezado o Angelus, às 12h00.

*O encerramento da agenda oficial em Cartagena é às 16h30, em Contecar, onde o Papa Francisco celebra a Eucaristia.

A viagem de regresso do Santo Padre a Roma tem início na tarde de 10 de setembro e termina com a aterragem na capital italiana pelas 12h40 (hora local), a 11 de setembro.