Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Estrutura

Internacional

A estrutura do Apostolado da Oração é muito simples. O Responsável Geral em todo o mundo é o Superior Geral da Companhia de Jesus, que nomeia um Delegado Internacional para o ajudar neste serviço e o representar.

 


 

Nacional

O Padre Geral nomeia, em nome da Igreja e por delegação do Papa, um responsável do Apostolado da Oração em cada país, que é o Secretário Nacional. Este deve promover no país o Apostolado da Oração, dinamizar, publicar subsídios que ajudem o Apostolado da Oração a renovar-se e a crescer mais e mais. Apoia e acompanha o trabalho dos Diretores Diocesanos. É ele o Diretor da revista Mensageiro, órgão oficial do Apostolado da Oração.

 


 

Diocesana

Em cada diocese, há um Diretor Diocesano, nomeado pelo bispo diocesano, que tem o encargo de dinamizar o Apostolado da Oração na diocese, promover encontros formativos, visitar os Centros, ajudar os párocos e suas equipas e levar por diante esta Obra. Em muitas dioceses, há uma Equipa Diocesana, composta por leigos e religiosas, que ajudam o Diretor Diocesano no seu trabalho.

 


 

Local

Em cada paróquia, tendo como Diretor o pároco, há um Centro, composto pelo conjunto dos Zeladores e dos Associados, com uma direção paroquial. A sua missão é empenhar-se em fomentar o Apostolado da Oração na paróquia, promover o culto ao Coração de Jesus, fomentar a oração em todos os setores da vida paroquial, etc. Esta pequena equipa paroquial, com os zeladores, deve reunir-se todos os meses para ler e estudar em comum os estatutos, as linhas da espiritualidade, a intenção do Papa para esse mês, para pensar os projetos a serem realizados no mês seguinte, avaliar como vai o trabalho do grupo e a ação do Apostolado da Oração na paróquia, etc.

Contudo, recorda-se que para viver a espiritualidade do Apostolado da Oração não é exigida a participação nesta estrutura, mas pode-se seguir individualmente este caminho. Os centros do Apostolado da Oração são um bom recurso para quem quer integrar um grupo de partilha de vida e oração e colaboração na realidade eclesial local.

 


 

Centros do AO em Portugal

O Apostolado da Oração está presente em quase todas as paróquias das várias Dioceses do país. Aqui poderá encontrar, por Diocese, o nome do Diretor Diocesano do Apostolado da Oração, assim como a lista dos centros existentes no nosso país.
Poderá assim encontrar mais localmente pessoas que vivem esta espiritualidade.

Algarve
Açores
Aveiro
Beja
Braga
Bragança-Miranda
Coimbra
Évora
Madeira
Guarda
Lamego
Leiria-Fátima
Lisboa
Portalegre-Castelo Branco
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu