Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Papa chama a atenção para o drama de milhares de africanos

Este mês, o Papa pede que voltemos o nosso olhar e a nossa oração para África. «Quando olhamos para a África, vemos muito mais do que os seus grandes recursos naturais.Vemos a sua alegria de viver e, acima de tudo, um motivo de esperança no seu rico património intelectual, cultural e religioso. Mas não podemos deixar de ver as guerras fratricidas que causam tantas vítimas inocentes entre a população e destroem essas riquezas naturais e culturais», afirma Francisco, na edição de maio de O Vídeo do Papa.

Em novembro de 2015, o Santo Padre visitou o Quénia, Uganda e a República Centro-Africana e manifestou a sua preocupação com a crescente violência nesses países. «Serão vencedores das batalhas mais difíceis, com o amor. Deixar o país não é uma solução. Sejam valentes no amor, valentes no perdão, valentes em fazer a paz», afirmou aquando da viagem apostólica àqueles países.

O P. Frédéric Fornos, sj, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa e do Movimento Eucarístico Jovem, visitou, em janeiro deste ano, a região de Kivu, na República Democrática do Congo e constatou que existem nesta região leigos, religiosos, sacerdotes que procuram corajosamente formas de diálogo e de paz, denunciando os interesses de muitos e arriscando as suas vidas». Para todos eles as palavras e a oração de Francisco são um grande apoio, realça o sacerdote jesuíta.

Através do seu Vídeo, o Papa pede que nos unamos «aos nossos irmãos e irmãs deste grande continente e pedir juntos pelos cristãos na África, para que deem um testemunho profético de reconciliação, de justiça e de paz, imitando Jesus Misericordioso».