Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Materiais para Grupos AO

REUNIÃO E ORAÇÃO DE GRUPO

 

Não há vida sem coração. Se o nosso coração para, a nossa vida chegou ao fim. Mas passemos a outro nível mais profundo, o do amor, que o coração físico simboliza. Quem não ama não vive verdadeiramente nem comunica vida. É um esqueleto, estacionado ou ambulante.

Estamos no mês de junho, particularmente dedicado ao Coração de Jesus, o coração de Deus feito um de nós, revelando-nos que «Deus é amor» (1 Jo 4, 8.16), que Deus é coração amoroso para todos nós. Mais uma razão para, nos nossos encontros e reuniões, cultivarmos uma boa relação com todos, expressarmos afetos próprios de quem ama e quer amar sempre mais ao jeito de Jesus, «manso e humilde de coração», como Ele próprio Se definiu (Mt 11, 29). Bons corações fazem boas as reuniões.

 

REUNIÃO DE GRUPO

 

Oração inicial – Oração do Oferecimento

(com a fórmula tradicional ou com outra)

I Parte

Intenção do Papa para o mês de junho de 2017

O responsável, ou outra pessoa do grupo, poderá fazer uma apresentação da intenção do Papa Francisco para este mês de junho: «Pelos responsáveis das nações, para que se empenhem decididamente em pôr fim ao comércio de armas, que provoca tantas vítimas inocentes».

II Parte

Os grupos do AO são grupos de oração e de ação

Depois da apresentação da intenção do Santo Padre, dar algum tempo para partilhar o que os membros do AO poderão fazer, na linha do que o Papa Francisco nos propõe, talvez respondendo às seguintes perguntas:

Na nossa oração, temos presentes as grandes intenções da Igreja acerca da justa ordem mundial, como é a intenção que o Papa Francisco nos propõe para o presente mês?

Como os Pastorinhos de Fátima, acreditamos que as nossas orações e sacrifícios podem ser uma força, misteriosa mas eficaz, para que no mundo haja mais paz e justiça?

III Parte

Assuntos práticos do grupo do AO…

Terminar com uma leitura da Palavra de Deus (por exemplo, o Evangelho do domingo seguinte à reunião) e com uma oração ou um cântico. Em seguida propomos um esquema de oração em grupo, que poderá ser feita no início ou no fim desta reunião, ou noutro contexto e ocasião.

 

ORAÇÃO DE GRUPO

(poderá ser feita por ocasião da reunião, no começo ou ao fim, ou noutro tempo oportuno, numa sala ou numa igreja/capela, com ou sem sacerdote ou diácono)

Presidente: A graça cordial de Deus nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, manso e humilde de coração, e a comunhão amorosa de Deus Espírito Santo estejam sempre convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Presidente: Caríssimos irmãos e irmãs, neste mês de junho celebramos especialmente o Coração de Jesus, imagem visível do imenso amor que Deus nos tem. Estando no ano centenário das aparições de Fátima, com mais razão recordamos que, na sua mensagem, aparecem unidos o Coração da Mãe de Deus com o Coração do Filho de Deus. Prestemos atenção ao que nos diz a Irmã Lúcia nas suas Memórias e a uma breve exortação do Santo Padre:

Leitor: «O Coração de Jesus quer que, a seu lado, se venere o Coração Imaculado de Maria; que peçam a paz ao Imaculado Coração de Maria, que Deus Lha entregou a Ela. Se eu pudesse meter no coração de toda a gente o lume que tenho cá dentro no peito a queimar-me e a fazer-me gostar tanto do Coração de Jesus e do Coração de Maria!»

Recordemos também que o Papa Francisco nos pede para aprendermos do Coração de Jesus «a ciência da ternura».

Palavra da Igreja.

Todos: Graças a Deus.

Presidente: Irmãs e irmãos caríssimos, neste mês particularmente dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, elevemos a nossa oração a Deus Pai, para amarmos sempre mais como Ele nos ama, dizendo com toda a confiança: Dai-nos, Senhor, um coração novo.

Leitor: Pelo nosso Papa Francisco, peregrino de Fátima, que nos continua a exortar, com a sua palavra e o seu exemplo de vida, a glorificar a Deus pelo amor ao próximo, em serviço generoso, oremos ao Senhor.

Leitor: Pelos jovens das nossas famílias e paróquias, para que aprendam, pelo testemunho dos crentes, a escutar os desafios de Deus e do mundo de hoje e tenham coragem de responder com um sim generoso, oremos ao Senhor.

Leitor: Como Rede Mundial de Oração do Papa, unamo-nos à intenção do Santo Padre Francisco para este mês de junho: «Pelos responsáveis das nações, para que se empenhem decididamente em pôr fim ao comércio de armas, que provoca tantas vítimas inocentes», oremos ao Senhor.Outras intenções espontâneas…

Presidente: Acolhei, Pai santo, a nossa oração humilde e confiante, que vos dirigimos por Jesus Cristo nosso irmão e salvador, invocando a intercessão de Maria, nossa Mãe, e na unidade amorosa do Espírito Santo.

Todos: Ámen.

 

pdfReunião de Grupo – junho