Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Materiais para Grupos AO

REUNIÃO E ORAÇÃO DE GRUPO

Oiçamos ditas para nós, hoje, estas palavras de Cristo, expulsando de nós medos, desconfianças e pessimismos: «Não temais, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino» (Lc 12, 32). Adaptando aos nossos grupos, diria: O vosso grupo não é perfeito, mas há sinais positivos e esperança de poder melhorar. Os espinhos das dificuldades não devem fazer-vos esquecer as rosas da vossa boa vontade e das ajudas que tendes. Coragem, pois estais reunidos em meu nome e Eu garanto-vos estar no meio de vós.

 

REUNIÃO DE GRUPO

Oração inicial – Oração do Oferecimento

(com a fórmula tradicional ou com outra)

 

1.ª Parte:

Intenção do Papa para o mês de outubro de 2017

O responsável, ou outra pessoa do grupo, poderá fazer uma apresentação da intenção do Papa Francisco: «Pelo mundo do trabalho, para que sejam assegurados a todos o respeito e a tutela dos direitos e seja dada aos desempregados a possibilidade de contribuírem para a edificação do bem comum».

 

2.ª Parte:

Os grupos do AO são grupos de oração e de ação

Depois da apresentação da intenção do Santo Padre, dar algum tempo para partilhar o que os membros do AO poderão fazer, na linha do que o Papa Francisco nos propõe, talvez respondendo às seguintes perguntas:

• Como avaliamos o mundo do trabalho que nos circunda: dignidade dos trabalhadores e respeito pelos seus direitos?

• Que é possível fazer para que os desempregados contribuam para o bem comum?

 

3.ª Parte:

Assuntos práticos do grupo do AO…

Terminar a reunião com uma leitura da Palavra de Deus (por exemplo, o Evangelho do domingo seguinte à reunião) e com uma oração ou um cântico. Em seguida, propomos um esquema de oração em grupo, que poderá ser feita no início ou no fim desta reunião, ou noutro contexto e ocasião.

 

ORAÇÃO EM GRUPO

(poderá ser feita por ocasião da reunião, no começo ou ao fim, ou noutro tempo oportuno, numa sala ou numa igreja/capela, com ou sem sacerdote ou diácono)

Presidente: Que a paz de Deus, nosso Pai, a solicitude misericordiosa de Cristo, nosso salvador, e a concórdia amorosa do Espírito Santo estejam sempre convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Presidente: Caríssimos irmãos e irmãs, estamos no mês em que veneramos Nossa Senhora do Rosário. Com esta invocação, a Virgem Maria se apresentou em Fátima aos Pastorinhos. Acolhamos o que nos disse o Papa Francisco, na sua homilia, quando nos visitou no passado dia 13 de maio:

Leitor: «Nas suas Memórias, a Irmã Lúcia dá a palavra à Jacinta que beneficiara duma visão: “Não vês tanta estrada, tantos caminhos e campos cheios de gente, a chorar com fome, e não tem nada para comer? E o Santo Padre numa Igreja, diante do Imaculado Coração de Maria, a rezar? E tanta gente a rezar com ele?” Irmãos e irmãs, obrigado por me acompanhardes! Não podia deixar de vir aqui venerar a Virgem Mãe e confiar-lhe os seus filhos e filhas. Sob o seu manto, não se perdem; dos seus braços, virá a esperança e a paz que necessitam e que suplico para todos os meus irmãos no Batismo e em humanidade, de modo especial para os doentes e pessoas com deficiência, os presos e desempregados, os pobres e abandonados. Queridos irmãos e irmãs, rezamos a Deus com a esperança de que nos escutem os homens; e dirigimo-nos aos homens com a certeza de que nos vale Deus».

Palavra da Igreja.

Todos: Graças a Deus.

Presidente: Irmãs e irmãos caríssimos, por Jesus, Filho de Deus e nosso Irmão, e por intercessão de Maria, Nossa Senhora do Rosário, dirijamos ao Senhor as nossas orações, dizendo com confiança: Acolhei, Senhor, a nossa oração.

Leitor: Pelo Bispo de Roma, o Papa Francisco, e pelos nossos Bispos, para que sejam profetas, em palavras e obras, de causas tão humanas quanto divinas, da paz e da justiça, do bem comum e da fraternidade, especialmente em relação aos mais desfavorecidos e frágeis, oremos irmãos.

Leitor: Agradeçamos a Deus pelos que têm a iniciativa de criar empregos e peçamos pelos desempregados e suas famílias, que reclamam a ajuda da solidariedade fraterna, oremos irmãos.

Leitor: Para que cresça entre nós a devoção a Maria, Mãe da Igreja, e saibamos invocá-la com amor filial, cumprindo o seu pedido em Fátima de rezarmos o terço, oremos irmãos.

Leitor: Como Rede Mundial de Oração do Papa, unamo-nos à sua intenção para este mês de outubro: «Pelo mundo do trabalho, para que sejam assegurados a todos o respeito e a tutela dos direitos e seja dada aos desempregados a possibilidade de contribuírem para a edificação do bem comum», oremos irmãos.

Outras intenções espontâneas…

Presidente: Acolhei, Pai Santo, as nossas orações, que Vos dirigimos com coração filial, unidos a Jesus que deu a vida por nós, auxiliados pela intercessão de Nossa Senhora do Rosário e unidos no Espírito Santo.

Todos: Ámen.

 

Manuel Morujão, s.j. 

pdf Reunião de grupo Outubro-final