Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Materiais para Grupos AO

REUNIÃO E ORAÇÃO DE GRUPO

É sempre oportuno recordar Nossa Senhora como Mãe dos discípulos de Jesus. Mas maio é um mês especialmente dedicado a Ela. Numa reunião de «discípulos missionários», que deve ser qualquer grupo de cristãos, como nos pede o Papa Francisco, será oportuno recordar que Maria era uma força de união na comunidade dos primeiros cristãos. Assim nos relata o livro dos Atos dos Apóstolos: «todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus» (1, 14). Tomar consciência de que Maria, Mãe do Filho de Deus, é também a nossa Mãe comum, seguramente que nos ajuda a criar um clima de unidade e de boas relações fraternas.

 

Oração inicial – Oração do Oferecimento

(com a fórmula tradicional ou com outra)

 

1.ª Parte:

Intenção do Papa para o mês de maio de 2017

O responsável, ou outra pessoa do grupo, poderá fazer uma apresentação da intenção do Papa Francisco para este mês de maio: «Pelos cristãos em África, para que deem um testemunho profético de reconciliação, de justiça e de paz, à imitação de Jesus Misericordioso».

 

 2.ª Parte:

Depois da apresentação da intenção do Santo Padre, dar algum tempo para partilhar o que os membros do AO poderão fazer, na linha do que o Papa Francisco nos propõe, talvez respondendo às seguintes perguntas:

Na vida familiar e de trabalho, na vida paroquial e social, aqui na nossa terra, somos construtores de pontes de unidade, de atitudes de reconciliação e de paz?

Rezamos pela paz no mundo, especialmente nos países africanos, tendo em particular conta que os cristãos devem ser promotores da bem-aventurança da paz?

 

3.ª Parte:

Assuntos práticos do grupo do AO…

Terminar com uma leitura da Palavra de Deus (por exemplo, o Evangelho do domingo seguinte à reunião) e com uma oração ou um cântico. Em seguida, propomos um esquema de oração em grupo, que poderá ser feita no início ou no fim desta reunião, ou noutro contexto e ocasião.

 

 

ORAÇÃO EM GRUPO

(poderá ser feita numa sala ou numa igreja/capela, com ou sem sacerdote ou diácono)

 

Presidente: A graça e a paz de Deus Pai de todos nós, o amor de Jesus Cristo Misericordioso e a comunhão de Deus Espírito Santo, estejam sempre convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Presidente: Caríssimos irmãos e irmãs, neste mês de maio celebramos particularmente a Mãe de Jesus, que Ele generosamente nos concedeu como nossa Mãe. Recordamos que o nosso querido Papa Francisco vem a Portugal, como peregrino de Nossa Senhora de Fátima. Prestemos a nossa atenção a esta sua exortação:

Leitor: «Um cristão que não sente a Virgem Maria como sua Mãe é um órfão… Lembrar a bondade de Deus no rosto materno de Maria, no rosto materno da Igreja, nos rostos maternos das nossas mães, protege-nos daquela doença corrosiva que é a “orfandade espiritual”: a orfandade que a alma vive quando se sente sem mãe e lhe falta a ternura de Deus».

Palavra da Igreja.

Todos: Graças a Deus.

Presidente: Irmãs e irmãos caríssimos, neste mês especialmente dedicado a Nossa Senhora, por sua intercessão, dirijamo-nos a Deus Pai, para alcançarmos as graças de que mais necessitamos, para nós e as nossas famílias, para esta comunidade a que pertencemos e para toda a Igreja, dizendo com confiança filial:

– Acolhei, Senhor, a nossa oração.

Leitor: Pelo Santo Padre Francisco, que vem em peregrinação a Fátima, pelo centenário das aparições de Nossa Senhora, para nos recordar a mensagem evangélica confiada aos três Pastorinhos, a fim de que seja para todos uma forte experiência de fé e esperança, oremos ao Senhor.

Leitor: Pelos peregrinos de Fátima, que a pé e de outros modos se deslocam a este especial centro de espiritualidade, casa materna de Maria, para que no encontro com Nossa Senhora se aproximem mais de Deus, se sintam mais irmãos de Jesus Cristo e filhos da Igreja que Ele nos deixou, oremos ao Senhor.

Leitor: Como Rede Mundial de Oração do Papa, em Apostolado da Oração, unamo-nos à intenção do Santo Padre Francisco para este mês de maio: «Pelos cristãos em África, para que deem um testemunho profético de reconciliação, de justiça e de paz, à imitação de Jesus Misericordioso», oremos ao Senhor.

Outras intenções espontâneas…

Presidente: Acolhei, Pai santo, a nossa oração humilde e confiante, que vos dirigimos por Jesus Cristo nosso irmão e salvador, invocando a intercessão de Maria, nossa Mãe, e na unidade amorosa do Espírito Santo.

Todos: Ámen.

 

pdfReunião de Grupo – maio 2017