Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Francisco e Jacinta Marto canonizados a 13 de maio em Fátima

O Papa Francisco vai presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto, no dia 13 de maio, em Fátima. Os dois pastorinhos tornam-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.

As canonizações de crianças são raras na Igreja Católica e esta fará de Jacinta Marto a mais nova santa não-mártir da Igreja, com apenas nove anos.

A decisão sobre o local e data da canonização foi tomada hoje em Consistório Público. Imediatamente em Fátima começaram a repicar os sinos e o reitor do Santuário dirigiu-se à Capelinha das Aparições, para rezar em acção de graças.

Francisco e Jacinta Marto eram irmãos e juntamente com a sua prima Lúcia alegaram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria no dia 13 de Maio de 1917. Apesar da repressão de que foram alvo por parte das autoridades civis e eclesiásticas, as crianças mantiveram-se firmes nas suas afirmações e as aparições foram-se sucedendo, culminando no milagre do Sol, testemunhado por milhares de pessoas, em Outubro do mesmo ano.

Francisco e Jacinta acabaram por morrer ainda crianças, vítimas de doença.

A festa litúrgica de Francisco e Jacinta Marto ocorre a 20 de fevereiro, dia da morte de Jacinta.

 

Redação/Ecclesia/Renascença