Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Click To Pray em África

A aplicação “Click To Pray” foi recebida por várias pessoas em África como uma oportunidade para estar em união com a Rede Mundial de Oração do Papa. Por um lado, é uma oportunidade de rezar com o Santo Padre todos os dias e, por outro lado, uma proposta de oração que se pode utilizar em qualquer lugar.

Nos Camarões, por exemplo, as primeiras pessoas que utilizaram o “Click To Pray” eram, maioritariamente, homens de negócios que, apesar de terem uma vida muito ocupada, encontraram a possibilidade de rezar no emprego. Quando chegam ao local de trabalho, de manhã, cada um deles faz um tempo de meditação e liga-se ao “Click To Pray” a partir do seu telemóvel. Além da  intenção do Santo Padre, que oferecem com toda a Igreja, também entregam ao Senhor o seu dia de trabalho. Então, podem começar o seu trabalho em paz, sabendo que o “Click To Pray” também oferece a possibilidade de rezar em rede ao meio-dia e à noite. Além disso, é uma vantagem da aplicação que a oração da noite permita uma breve revisão do dia.

Na República Democrática do Congo, os jovens estão particularmente contentes por usar o “Click To Pray” porque, quando rezam realmente sentem-se unidos a muitas pessoas no mundo. É por esta razão que são incentivados a juntar as suas próprias intenções de oração à intenção do Papa, para que o mundo inteiro as apoie, enquanto rezam com o Santo Padre.

No Ruanda, as pessoas para quem esta linguagem não é um obstáculo, são fiéis ao “Click To Pray” pela novidade espiritual e as graças que traz em cada dia.

O número de africanos que descobrem esta aplicação está a aumentar de dia para dia nos diferentes países do continente. É certo que os smartphones não estão disponíveis para todos, mas muitos encontram alegria por poder usá-la; sentem-se mais próximos do Papa e da Igreja.

 

Thomas Mbatna, sj

Coordenador da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração e MEJ) em África