Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Celebrar a Oitava da Páscoa

A Igreja está a celebrar a Oitava da Páscoa. Estes dias que se seguem à Páscoa não constituem uma semana como outra qualquer, são o prolongamento do oitavo dia, dia da nova criação, dia de nova vida, dia de inauguração do Reino.

A liturgia da Oitava da Páscoa celebra, simultaneamente, a Ressurreição de Cristo e a alegria dos novos batizados. Por isso, a liturgia pascal convida-nos a viver a vitória de Cristo, que é também a nossa. A veste branca usada pelos novos batizados nos primeiros tempos da Igreja, durante esta primeira semana, era o símbolo externo de uma outra veste interior, que deviam conservar para sempre.

Deste modo se explica a contínua referência das orações das missas, ao longo da semana, aos neo-batizados na noite da Vigília Pascal e à renovação total da nossa vida cristã, fundamentadas na morte e ressurreição de Cristo.

A Oitava da Páscoa é ainda a semana das aparições do Senhor depois da sua Ressurreição. Cristo ressuscitado torna-Se presente na Eucaristia. É a fé que nos leva a ver o Senhor na Palavra e no Pão.

Ao ler e meditar a Sagrada Escritura ao longo destes dias, compreendemos melhor a verdade da ressurreição. Cristo quer que sejamos testemunhas da sua vitória.