Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Aprender a orar em Fátima – 43º Encontro Nacional de Liturgia

A Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade e o Secretariado Nacional de Liturgia estão a promover, até sexta-feira, o 43º Encontro Nacional de Liturgia no Centro Paulo VI, em Fátima, sob o tema ‘A Virgem Santa Maria na Liturgia’.

Perante o cenário de incompreensão do “que se passa” nas celebrações e de execução sem regra, Pedro Ferreira, diretor do Secretariado Nacional de Liturgia, sublinha a necessidade de se regressar à oração, porque “a liturgia é essencialmente oração”. “Aprende-se a rezar, aprende-se a fazer a experiência de oração que é muito importante”, exemplifica o responsável.

Em declarações à Agência Ecclesia, D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda e presidente da comissão, salienta que a liturgia “é a Igreja em oração” e a oração bem preparada e participada traz à vida uma “maior consciência” da pertença a Cristo e à Igreja e traz ao quotidiano um sentido de “coerência” com o que se celebra.

Sobre o tema do encontro, D. José Cordeiro afirma: “A Virgem Santa Maria está para a liturgia como está para o seu próprio filho Jesus Cristo, porque a liturgia é obra de Deus para o serviço do povo. É a celebração dos mistérios de Cristo e está intimamente ligada a ela, a figura materna”.

Dirigida aos bispos, presbíteros, diáconos, pessoas consagradas e fiéis leigos, o Encontro Nacional de Liturgia procura fomentar a “participação ativa, consciente e frutuosa” nas celebrações.