Clic To PrayPasso a Rezar
A Rede Mundial de Oração do Papa

Apostolado da Oração

APOSTOLADO DA ORAÇÃO – REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA

O Apostolado da Oração é a Rede Mundial de Oração do Papa ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja. O seu propósito é ajudar os cristãos a rezarem e viverem os desafios da humanidade que preocupam o Papa (intenções), inseridos na sua rede de oração. Estas intenções são as chaves-mestras para a oração e para a missão.

Uma Rede para todos. A participação nesta Rede Mundial de Oração é aberta a qualquer cristão, independentemente da sua pertença a espiritualidades ou grupos específicos dentro da Igreja. Aqueles que aderem a esta Rede são convidados a ser, antes de mais, apóstolos na vida diária, por meio de um caminho espiritual chamado «Caminho do Coração», que transforma o modo de estar ao serviço da missão de Cristo.

A proposta do AO. A proposta do Apostolado da Oração assenta em dois pilares fundamentais. Um é a amizade com Jesus, o encontro pessoal com Ele, que nos leva a reconhecer o seu Amor, de modo particular na Eucaristia, e a desejar oferecer-nos com Ele na missão que o Pai quer para cada um de nós, na nossa realidade concreta. Outro, é crescer nesta consciência de estarmos unidos em Igreja através da oração pelas intenções que o Santo Padre confia à sua Rede Mundial de Oração. 

Papa-juventude

 
 

COMO FAZER PARTE DA REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA

Rezar pelas Intenções do Papa. Qualquer pessoa, grupo paroquial ou movimento que reza pelas intenções do Papa faz parte desta Rede. Todas estas pessoas são convidadas, na primeira sexta-feira de cada mês, que é a jornada mundial de oração pelas intenções do Papa, a unirem-se em oração, de modo particular na celebração da Eucaristia.

Compromisso diário. Um compromisso pessoal mais profundo com a proposta de participação na Rede Mundial de Oração do Papa é viver os três momentos de oração com Jesus. Estes assinalam o oferecimento da própria vida, a oração pelas intenções da Igreja, a meditação da Palavra de Deus e a revisão de vida para ser dócil ao Espírito Santo.

Compromisso comunitário. Quem desejar assumir de forma mais comprometida a vivência desta espiritualidade, inserido numa comunidade concreta, pode fazê-lo pertencendo a um Centro do Apostolado da Oração. No futuro, será também possível fazê-lo participando numa Comunidade Apostólica da Rede Mundial de Oração, na medida em que estas vierem a ser criadas. 

Proposta Espiritual da AO

 
 

 

OS TRÊS MOMENTOS DE ORAÇÃO AO LONGO DO DIA

Com Jesus pela manhã. Faço-me presente diante de Jesus Ressuscitado que está comigo. Peço ao Pai que me faça disponível à missão do seu Filho para este novo dia, oferecendo o que sou e o que tenho. Peço ao Espírito Santo que abra o meu coração às necessidades e desafios da humanidade e da missão da Igreja, e rezo por eles segundo as intenções do Papa para o mês em causa.

Com Jesus pela Manhã

 
 
Com Jesus durante o dia. Faço um tempo de paragem, mais ou menos longo, em que renovo, diante de Deus, o meu compromisso de disponibilidade assumido pela manhã, para não deixar “adormecer” a paixão do seguimento, mas recuperar continuamente a presença de Deus em cada momento e diante das situações que vão surgindo. Posso fazê-lo em vários momentos ao longo do dia, em caminho ou em repouso, em casa ou no trabalho.

Com Jesus Durante o Dia

 
 
Com Jesus à noite. No final do dia, num momento de silêncio, peço ao Espírito Santo que me ajude a reconhecer a presença de Jesus comigo durante esse dia, e agradeço. Pergunto-me de que modo fui disponível à sua missão e também agradeço. Vejo como fui obstáculo à sua ação na minha vida e peço-Lhe que, na sua misericórdia, transforme o meu coração. Peço-Lhe ajuda para viver outro dia unido a Ele. Jesus dá-me a sua bênção.

Com Jesus à Noite

 
 

 

PARTICIPAR NA REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA 

Para participar na Rede Mundial de Oração do Papa deve manter-se uma ligação com o Secretariado Nacional do AO (que é o responsável pelo funcionamento do AO no próprio país). Esta ligação consiste em receber os seus folhetos, revistas, notícias ou outros materiais que ajudarão a aprofundar a relação com Jesus e a manter-se informado e integrado na Rede Mundial de Oração do Papa. Aconselha-se ainda, se for possível, a participação nos seus grupos, nas suas atividades de formação ou nas suas redes sociais na internet.

Rede de Oração

 

 
 

 

O QUE DISTINGUE UM APÓSTOLO DA ORAÇÃO? 

Participa na Rede Mundial de Oração do Papa. Reza diariamente pelas intenções do Papa, em especial na jornada mundial de oração (primeira sexta-feira do mês).

Vive diariamente os três momentos de oração. Une-se a Jesus ressuscitado e oferece-Lhe a sua vida em disponibilidade apostólica.

Compromete a sua vida em oração e serviço. Como resposta aos desafios para a humanidade e para a missão da Igreja presentes nas intenções mensais do Papa.

Segue o «Caminho do Coração». Este caminho é escola de vida e itinerário de formação.

Participa numa comunidade da Rede Mundial. Sempre que possível, dando expressão comunitária à espiritualidade do AO. 

Assume a necessidade da formação contínua. Essencial para dar conteúdo à experiência profunda de comunhão com Jesus e crescer como apóstolo. Deve incluir formação em temas relacionados diretamente com a sua vivência do Apostolado da Oração (Coração de Jesus, a oração de intercessão, identidade e história do AO, etc.) e em matérias de outras áreas que alimentam a sua fé como cristão (Bíblia, teologia, vida espiritual, sacramentos, etc.)

O que é o Apostolado da Oração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

PRÁTICAS FUNDAMENTAIS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

A Eucaristia, que o conduz à experiência interna do Coração de Jesus e o dispõe a viver com Ele e ao seu estilo, ao serviço da sua missão. A entrega de Jesus pela humanidade que se faz realidade em cada Eucaristia é, para o AO, o modelo de oferecimento e disponibilidade.

 

Eucaristia

 
 
O amor e a devoção a Maria, modelo de disponibilidade apostólica, cujo coração está cheio de Jesus e dos seus projetos.

Devoção a Maria

 
 

 

O AO EM PORTUGAL

O Secretariado Nacional promove e divulga uma série de publicações e projetos que pretendem ajudar as pessoas a concretizar esta proposta de espiritualidade quotidiana:

Revista Mensageiro do Coração de Jesus. Publicação mensal, que proporciona aos seus leitores, para além de uma reflexão sobre a intenção do Papa para cada mês, enriquecida com uma entrevista ou reportagem, uma série de temas de aprofundamento da fé cristã e um pequeno caderno com a meditação das leituras de cada dia, como ajuda à oração pessoal. Publica ainda, para além da revista Mensageiro, a revista Cruzada e outras publicações periódicas.

Capa

 
Editorial AO. Publica livros orientados para a prática da oração e para a espiritualidade, a animação litúrgica das comunidades e a formação da fé cristã.

Editorial AO

 

 

 

 
Editorial Frente e Verso. Privilegia a publicação de obras capazes de enriquecer o debate no espaço público e de ajudar a entender o papel do Cristianismo na configuração cultural do Ocidente, bem como de obras que favoreçam a inteligência da fé cristã.

  Frente e Verso

 

 

Click To Pray. Uma plataforma de oração que disponibiliza, através do seu site e aplicações móveis, propostas simples para os três momentos de oração diária e uma rede virtual de oração pelas intenções dos utilizadores e pela intenção do Santo Padre.

Logo

 

 

 

 

 

 

 
Passo-a-Rezar. Disponibiliza diariamente 10 minutos de oração para ser descarregada e ouvida em qualquer lugar a partir de um dispositivo eletrónico que suporte o formato do ficheiro ou através das suas aplicações móveis. 

Passo a Rezar

 

 

 

 

 

Organiza cursos, retiros e peregrinações que juntem ocasionalmente as pessoas que partilham esta mesma espiritualidade.

blog_vitorio_hoje